• Redação Skyenergy

UNITI

Atualizado: 22 de mai. de 2021

Uma Nova Iniciativa de Tecnologia e Informação.



Fundada em janeiro de 2016 por Lewis Horne, a Uniti Sweden é uma startup automotiva sueca que desenvolve carros urbanos elétricos de alta tecnologia em Lund na Suécia. Uma iniciativa que partiu de um projeto de inovação aberta pela Universidade de Lund e que evoluiu para uma startup independente, como visto no caso do e.GO Life.


Apresentado como carro conceito no CeBIT - Centrum der Büroautomation und Informationstechnologie und Telekommunikation - centro de automação de escritório, tecnologia da informação e telecomunicações de 2016; considerada a maior exposição de serviços de telecomunicações digitais e TI - Tecnologia da Informação do mundo; a Uniti exibiu apenas uma peça do cockpit chamado de Kepler Pod acoplado a um sistema de realidade virtual onde mostrou a tecnologia de exibição head-up que viria em seus carros. Na qual, seu design exterior só viria a ser definido em um protótipo em 2017.


O grande diferencial deste projeto é intenção da Uniti de mudar os códigos automotivos redesenhando o carro por inteiro. Isso implica em remover o volante e a maior parte do sistema mecânico, além de produzir o primeiro carro sustentável. Financiado através de crowdfunding* seus modelos pré-série foi apresentados ao público em Estolcomo e Malmö com direito a test-drive.


O Uniti será feito de biomateriais (compostos sustentáveis) e fibra de carbono, pesando no máximo 900 kg, terá tração traseira com dois motores de 120 kW, bateria de 26 kWh, com recarga rápida DC em 25 min para 80% de carga, velocidade máxima de 130 km/h e autonomia de 240 km.


A Uniti sueca e a Siemens alemã planejam juntas fabricar carros sustentáveis totalmente automatizadas. A maior parte do projeto e da implementação dependerá do Siemens PLM Software, plataforma virtual 2D e 3D que reduz a necessidade de testes no final da linha de produção, otimizando tempo e recursos alocados nas tarefas.



"Temos o prazer de compartilhar nosso progresso e demonstrar nossa visão de mobilidade futura à medida que avançamos em direção à produção em massa." diz Lewis Horne, CEO da Uniti

A Uniti definitivamente é uma empresa revolucionária pois está aplicado em seus negócios o Business 3.0. Ela já oferece um produto chamado ARC, uma placa de desenvolvimento de código aberto compatível com Arduíno, adequada para todos que desejam projetar e converter seus próprios veículos elétricos. O que também chama a atenção é que, mesmo que você o faça, você poderá contratar alguém que o faça.


“Todo o processo é tão perfeito que o primeiro veículo produzido na linha de produção física pode ser vendido diretamente ao cliente sem a necessidade de veículos de teste.” diz Mats Friberg, CEO da Siemens PLM Software

Revolucionária ao ponto de também aplicar o conceito da Industry 4.0. Planejando projetar uma instalação totalmente automatizada onde a luz fique desligada o dia todo. Há algo a ser dito sobre os países escandinavos que simplesmente não vão ficar parados e seguir o modelo de negócios ocidentais de lucro, a qualquer custo. Noruega e Suécia já têm uma alta taxa de adoção de VE - veículos elétricos, bem como a produção de energia renováveis. Estamos ansiosos para saber mais sobre essa jovem e eletrizante startup chamada Uniti em parceria com a Siemens.


“A parceria com a Siemens é essencial para nossos planos de longo prazo, já que agora temos a oportunidade de não apenas desenvolver um carro sustentável, mas também fabricá-lo de maneira sustentável em grande escala, mais rápido e com uma demanda inicial de capital significativamente menor. Nossa linha de produção totalmente automatizada pode basicamente ter as luzes desligadas por 24 horas por dia.” diz Horne, CEO da Uniti

*Crowdfunding, campanha de capitação de fundos pela internet. No caso da Uniti, a plataforma utilizada pelos suecos foi a FundedByMe.


Inspire-se - Skyenergy Vislumbrando um Futuro Eletrizante

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MCTI