• Redação Skyenergy

NEXT 100

Atualizado: 12 de jul. de 2020

A Moto do Futuro.



Poderíamos dizer que seria uma fuga da realidade mais não, óculos no lugar de capacete, roupas inteligentes, moto que não tombam, são apenas três das muitas invenções que poderiam se tornar padrões ao pilotar uma moto desta. Isso tudo acrescido de uma nova dimensão, à sensação de liberdade em um mundo cada vez mais digitalizado. Uma obra apresentada pela BMW em seu centenário chamada de BMW Motorrad VISION NEXT 100.


"A moto fornece minha fuga da vida cotidiana. A partir do momento em que eu entro, eu sinto total liberdade, a grande fuga." Edgar Heinrich, chefe do BMW Motorcycle Design

A moto futurista de duas rodas desliza pelo auditório, o quadro triangular preto ilumina o logo azul e branco da BMW. O piloto do sexo feminino só usa uma viseira, que parece um óculos do próximo século ao invés de um capacete. Ela pára e se levanta do assento, sem tirar nenhum dos pés dos pedais. Uma visão apresentada pela BMW Motorrad para uma moto que seria lançada somente em 2130.


"Quando desenvolvemos uma moto, geralmente pensamos entre cinco e dez anos no futuro. Então, dar uma olhada mais adiante no futuro foi especialmente emocionante para nós e altamente atraente", Edgar Heinrich

Para Edgar Heinrich, chefe da BMW Motorcycle Design, nós estamos em um tempo em que a mobilidade é ainda mais diversificada e interligada, um momento em que a digitalização assume uma forma que hoje percebemos ser surrealista. Uma época em que a moto se torna uma experiência analógica e ao mesmo tempo extraordinariamente emocional.



Em busca da liberdade absoluta, a equipe de designers elaborou este cenário futurístico e projetou um veículo na visão da BMW Motorrad VISION NEXT. O futuro já demonstra que a maioria dos veículos serão dirigindo de forma autônoma. A vida é espremida nas cidades e organizada por meio de serviços digitais. Cada vez mais digitalizado, cada vez mais interconectado, cada vez mais automatizado.


A BMW Motorrad VISION NEXT 100 ainda capta elementos da linha do tempo da BMW Motorrad na forma de moldura triangular preta, linhas brancas, tipo clássico de motor boxer com dois cilindros opostos. A dianteira tem um design minimalista refinado com detalhes de alta qualidade. Acima da roda dianteira, um grande refletor metálico está integrado no quadro. Ele serve como um guia de vento e, juntamente com o pára-brisas integrado, garante um fluxo de ar aerodinamicamente otimizado.


"Era importante para nós que a experiência de pilotagem analógica permanecesse inalterada. O conceito de exibição e operação age de maneira tão discreta que cria um movimento natural e familiar", explica Holger Hampf, chefe de design da experiência do cliente do BMW Group.

O quadro triangular preto foi baseado na moto de 1923, a R32, a primeira moto da BMW. Com um quadro que tem pouco a ver com o original. O Flexframe é flexível e permite manobras de direção sem as articulações com as quais estamos familiarizados atualmente. Se o guidão for movido, todo o quadro mudará de forma e facilitará a mudança de direção. Dependendo da situação do tráfego, as forças necessárias para isso variam, as manobras de direção são especialmente fáceis quando paradas, enquanto a estrutura se estabiliza em altas velocidades. As superfícies são fixadas para oferecer proteção contra vento e intempéries de uma moto totalmente fechada. A superfície do quadro é feita de tecido preto mate. Elementos do corpo como o assento, a tampa do chassi superior e a tampa da roda dianteira são feitos de fibra de carbono. Duas pequenas luzes vermelhas na rabeira da moto fazem as funções de luz de parada como de sinalização. E os pneus têm uma função de amortecimento e se adaptam ativamente ao terreno.



Um motor especial é montado no meio do quadro. É simultaneamente um elemento de estilo e uma memória aos motores BMW Boxer. Na verdade é um motor livre de emissões de poluentes e dependendo da situação de pilotagem a forma exterior do motor de dois gumes varia. Parado, ela fica como se estivesse fechada. E quando começa a andar, o bloco do motor se projeta para fora. Otimizando ainda mais a aerodinâmica e a protegendo o piloto contra intempéries durante sua pilotagem...


Inspire-se - Skyenergy Vislumbrando um Futuro Eletrizante

16 visualizações0 comentário