• Redação Skyenergy

LOTUS

Atualizado: 22 de mai. de 2021

Electric Hypercar I Hiper-esportivo Elétrico.



Num jantar exclusivo na véspera do primeiro dia de imprensa do Auto Shanghai - Salão de Xangai, realizado entre os dias 18 à 25 de abril de 2019, a lendária marca britânica de carros esportivos Lotus confirma formalmente os rumores que há algum tempo circulavam no mercado sobre um projeto de um hypecar totalmente novo e elétrico.


O codinome deste novo hiper-esportivo elétrico é Lotus Type 130! Seguindo uma longa linhagem de esportivos inovadores baseado na fábrica em Norfolk que incluem o Type 14, o primeiro carro de rua de monocoque do mundo de 1957, o Type 72, um F1 mais bem sucedido de todos os tempos e o Type 111, também conhecido como Elise de 1995, como o primeiro carro de extrusão de alumínio e ligas do mundo...


"O novo Type 130 será um hiper-esportivo alucinante, projetado e construído no Reino Unido... o primeiro hypercar britânico totalmente elétrico" diz, Phil Popham, CEO da Lotus.

Para Phil Popham, CEO da Lotus, o Type 130 será um marco para Lotus pois vai restabelecer a marca como uma fabricante de carros esportivos. A empresa está focada em reconstruir esse mercado. Quando foi realizado esse projeto, a empresa descobriu que possuía capacidade para ir além... sem deixar de ser fiéis ao DNA da Lotus. Tanto crossovers, sedãs ou esportivos, o segmento premium é muito grande.  


"O Type 130 é importante para ilustrar a capacidade, a intenção e a direção do design... Não é um falso amanhecer, há substância na ideia. Não apenas em termos de nossa capacidade de projetar um produto, mas de realmente projetar um produto com uma nova tecnologia", diz Phil Popham, CEO da Lotus.

Para não fugir da filosofia de seu fundador Colin Chapman, “Simplifique e adicone leveza”, a maior preocupação segundo Popham, foi em relação ao peso adicional das baterias.


Apesar dos prós e contras, a eletrificação trouxe uma oportunidade real de fazer as coisas de maneira diferente. Benefícios em termos de aerodinâmica, baixo centro de gravidade e principalmente prazer ao dirigir. E com a inclusão cada vez maior da tecnologia, dirigir será cada vez mais para poucos. Mas provavelmente terá um grupo distinto e crescente de pessoas interessadas em uma experiência ao volante. E é desta experiência que Popham acredita ter alcançado com o Type 130.


"Detectamos uma tendência em muitos carros LMP - Le Mans Prototype onde o fluxo de ar é gerido não apenas sobre as superfícies do carro mas também através dele. Isso nos deu uma oportunidade escultural muito mais interessante. Este é um carro elegante e fluido com algumas dicas do passado e também muitos detalhes modernos de hoje" diz Russel Carr, diretor de design da Lotus.

Confirmado em Hethel, Norfolk, sede da Lotus desde 1966, o Type 130 será uma edição limitada de 130 exemplares com primeira entrega prevista para 2020.


Abaixo vídeo da Lotus revelando seu lançamento oficial para dia 16 de julho de 2019.



*Abaixo lista do notáveis Type da Lotus:

Type 14 - Primeiro carro de rua monocoque de produção do mundo (Elite de 1957);

Type 25 - Primeiro F1 monomotor do mundo a vencer o campeonato mundial de 1963;

Type 72 - Modelo e design F1 de maior sucesso, campeão mundial de 1970, 1972 e 1973;

Type 78 - Primeiro modelo de F1 com "efeitos solo" do mundo, versão de 1977;

Type 88 - Primeiro F1 de fibra de carbono do mundo, modelo de 1981;

Type 92 - Primeiro F1 com suspensão ativa do mundo, modelo de 1983;

Type 111 - Primeiro carro de extrusão de alumínio e ligas do mundo (Elise, 1995);

Type 130 - Será o primeiro hiper-esportivo britânico totalmente elétrico de 2019.


Inspire-se - Skyenergy Vislumbrando um Futuro Eletrizante

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

OPPO

MACH-E

ID.3