• Redação Skyenergy

EINRIDE

Atualizado: 22 de mai. de 2021

Caminhões Autônomos.



A Einride é uma empresa sueca com sede em Estolcomo, fundada em 2016 por Robert Falck, Filip Lilja e Linnéa Kornehed. Recebeu o nome do deus nórdico Thor que significa cavaleiro solitário. Sua proposta é se tornar uma empresa de transporte especializado em veículos totalmente elétricos, autônomos e remotos.


Com o projeto do T-pod a Einride fecha em 2017 uma parceria com a cadeia de supermercados alemães Lidl Stiftung & Co. KG; e em 2018 com a divisão de logística do grupo alemão Deutsche Bahn AG que se concentra em operações aéreas, terrestres e marítimas, a DB Schenker.



A empresa planeja operacionalizar 200 T-pod em Gotemburgo e Helsingborg até 2020. O objetivo da Einride é usar essa tecnologia para criar um sistema de transporte sustentável, livre de emissões de dióxido de carbono. Com suas baterias de 300 kWh totalmente carregadas, possibilitam autonomia de 200 km livres de emissões de poluentes.


“A Einride está constantemente avançando em direção ao desenvolvimento de veículos totalmente elétricos e autônomos. Nossa ambição é estar à frente nesta transição para um sistema de transporte sustentável... É um território desconhecido para todos nós. Mas também é um enorme mercado para os veículos elétrico movidos a bateria.” diz o CEO da Einride, Robert Falck.


A Einride utiliza de tecnologia autônoma e de operações remotas na quais permite que os condutores monitorem vários veículos e controlem remotamente os veículos em situações de trânsito difícil, como numa torre de controle de aeroporto. Em 2018 anunciou a parceria com a empresa norte americana de tecnologia NVIDIA para a utilização da tecnologia de inteligência artificial Drive PX.


Em seu segundo modelo, o T-log, a Einride aperfeiçoa seu veículo elétrico e autônomo para o uso off-road. Capaz de conduzir sozinho em nível 4 de condução autônoma, o T-log é ligado a um software de mapeamento inteligente que permite recorrer a dados de tráfego em tempo real, podendo ajustar seu percurso em caso de congestionamento, criando assim uma nova rota ao seu destino. Um modelo equipado com câmeras e radares que possuem uma percepção de 360 graus à seu redor, sem pontos cegos.


“O transporte rodoviário pesado é responsável por uma parte substancial das emissões globais de CO2. Acrescenta a isso dezenas de milhares de mortos por ano envenenados por gases tóxicos. Justifica-se procurar uma alternativa mais sustentável. O T-log elimina essas emissões inteiramente, substituindo diesel por eletricidade. A tecnologia progrediu para que isso possa acontecer.” acrescenta Robert Falck.

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