• Redação Skyenergy

E-TRON

Atualizado: 12 de jul. de 2020

Audi e-tron Quattro Concept.



Em nossa série sobre a história da linha da Audi e-tron, encontramos mais um modelo 100% elétrico apresentado no salão IAA - Internationale Automobil Aussterllung - Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt de 2015. Neste caso temos um concept car ao estilo SUV - Sport Utility Vehicle de grande porte e totalmente elétrico. Cinco portas, 4,88 m de comprimento, 1,93 m de largura e 1,54 m de altura, este SUV se destaca pelo design aerodinamicamente otimizada com apenas 0,25 Cx de coeficiente aerodinâmico. Se consideramos o coeficiente mínimo de 0,30 Cx alcançado pelos modelos esportivos atuais, esse já seria um marco ainda maior para um modelo SUV.


Conhecido como Audi e-tron Quattro Concept possui três motores elétricos sendo um que movimenta as rodas dianteira e dois que movimentam as rodas traseiras. Juntos eles desenvolvem 320 kW de potência, podendo chegar a 370 kW e 800 Nm de torque extra. Um conceito que oferece desempenho semelhante ao de um esportivo, sua aceleração de 0 a 100 km/h é de 4,6 s, com velocidade máxima limitada eletronicamente à 210 km/h.


Seu conceito teve como uma das prioridades a questão da aerodinâmica e pra isso teve adição de vários elementos ativo. O Audi e-tron Quattro Concept possui suspensão pneumática adaptável, que possui amortecedores que são ajustados à partir de sua velocidade, reduzindo sua altura em altas velocidades para diminuir assim seu arrasto aerodinâmico. Velocidades acima de 80 km/h, ativam elementos aerodinâmicos no capô, nas laterais e nas extremidades traseiras. O fluxo de ar é direcionado para melhorar o fluxo ao redor do veículo, câmeras substituem os espelhos retrovisores e o piso totalmente fechada também ajudam nessa redução. O ruído do vento é baixo a bordo do veículo, e não há ruídos do motor já que ele é 100% elétrico. O fascínio da condução elétrica se desdobra em silêncio.


Neste conceito, as baterias de lítio de 95 kWh, fornece autonomia de 500 km e são carregadas pelo sistema CCS - Combined Charging System que permite recarga tanto em corrente contínua como em corrente alternada, sem contar o auxílio de placas solares alojados no teto. Uma carga completa em corrente DC - Direct Current - corrente contínua, numa potência de 150 kW leva apenas 50 minutos. Estudos também projetam o uso da tecnologia de carregamento sem fio AWC - Audi Wireless Charging para recargas via indução.


Espaço e conforto. O Audi e-tron Quattro Concept possui telas em OLED, instrumentos ao estilo Virtual Cockpit da Audi, sensores de radar, câmeras de vídeo, sensores ultrassônicos e scanner a laser. As fontes destes dados são coletadas e reunidas no zFAS* - central driver assistance controller - controlador central de assistência ao motorista - nele são calculado modelo complexos ao entorno do veículo em tempo real e disponibiliza informações a todos os sistemas de assistência e sistemas de pilotagem.


*zFAS - Central driver assistance controller - controlador central de assistência ao motorista. Abaixo vídeo bem humorado do Audi A8 publicado em 2017 explicando o funcionamento do sistema de AI - Autonomus Intelligence - Inteligencia Artificial.



Inspire-se - Skyenergy Vislumbrando um Futuro Eletrizante

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo