InÃcio da era e-tron.
Hoje vamos voltar 10 anos na história do Audi e-tron. Nosso primeiro modelo Audi da linha e-tron totalmente elétrico foi apresentado no IAA - Internationale Automobil Aussterllung - Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt de 2009. Como um concept car ao estilo do superesportivo da Audi o R8 de dois lugares, este modelo teve o seu motor a combustão substituÃdo por quatro motores elétricos fornecidos pela empresa norte americana UQM Technologies. Mesmo com suas dimensões mais compactas, seu perfil segue a linha do modelo R8.
Com uma bateria de lÃtio de 470 kg de 42,4 kWh, em formato de "T" ao centro do carro, fornecia 248 km de autonomia com uma carga completa de 6 a 8 horas em uma tomada doméstica convencional. O Audi R8 e-tron concept, como podemos batizar, possuÃa quatro motores elétricos, tração nas quatro rodas que gerava 313 cv (230 kW), 4.500 Nm de torque e aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 s. Naquela época já possuÃa freios a disco de cerâmica, como também sistema de recuperação de energia de frenagem.
Com o aprimoramento das baterias de lÃtio, e conseguintemente com melhorias em sua autonomia a Audi futuramente iria lançar o seu modelo R8 e-tron. Antes disso, foram discutido outras formas de melhorar a autonomia dos modelos e-tron e curiosamente foram criados concept car hÃbridos, que combinavam motores turbo diesel juntamente com motores elétricos, como no caso do Audi e-tron Spyder de 2010/2011 (veja artigo).
Abaixo vÃdeo da apresentação do Audi R8 e-tron concept com foco na motorização elétrica, interação carro com o ambiente e iluminação LED auxiliado por câmeras.
Inspire-se - Skyenergy Vislumbrando um Futuro Eletrizante