top of page

CARLOS GHOSN

Atualizado: 15 de jul. de 2019

Alliance Renault Nissan Mitsubishi.

Carlos Ghosn, é brasileiro franco libanês nascido em Porto Velho, Rondônia dia 9 de março de 1954. Aos seis anos foi morar em Beirute, onde estudou em uma escola jesuíta. Se mudou para Paris, onde se formou em duas universidades elitistas da França, na École Polytechnique Universite Paris Saclay - Escola Politécnica de Paris em 1974 e École des Mines - Escola de Minas de Paris (também conhecida como Mines Paris Tech) em 1978.



Em 1978, Carlos Ghosn voltou ao Brasil formado em engenharia, inicia sua carreira na Michelin, maior fabricante europeu de pneus onde permaneceu por lá 18 anos; sendo quatro deles como diretor de operações da multinacional na América do Sul até se mudar para Greenville, EUA para o cargo de diretor executivo da empresa nos EUA.



Em 1996, a Renault com dificuldades financeiras contrata Ghosn a vice presidente para uma reestruturação radical, na qual, no final de 1997, a empresa já se encontrava recuperada gerando lucro. É daqui que começa a fama de "Le Cost Killer", algo como "O Eliminador de Gastos" ao realizar profundos cortes no departamento de compras. Em junho de 1999, é enviado ao Japão para chefiar os investimentos feitos pela Renault na reabilitação da Nissan. Também foram feitos cortes, quatro fábricas fechadas e 21 mil funcionários dispensados. Com a promessa de em dois anos recuperar as operações da Nissan, Ghosn antecipa em um ano esse feito. Ganhando assim nova fama "Mr. Fix It" algo como "Senhor Resolve Tudo". Em julho de 2000, a Renault e a Volvo assinam um acordo na criação da Volvo Global Trucks, que se tornou a segunda maior fabricante de caminhões do mundo, sendo a Renault Trucks adquirida pela Volvo. Em 2012, Ghosn foi presidente do conselho administrativo da AvtoVAZ e presidente da Alliance Rostec Auto BV, holding que controla a AvtoVAZ, fabricante de automóveis russo mais conhecida pelos brasileiros pela marca Lada. Em 20 de outubro de 2016 o grupo Renault Nissan compra através da Nissan 34% de outra empresa japonesa, a Mitsubishi, onde também a resgata de graves problemas relacionadas a fraudes nos dados de emissões de poluentes.



Brasileiro, francês e libanês, Carlos Ghosn não poderia deixar de ser poliglota, e fala fluentemente português, francês, inglês, árabe e tem bons conhecimentos de japonês. Aos 30 anos foi diretor na Michelin, ao 42 anos vice presidente da Renault, aos 47 anos eleito o "Empresário do Ano" pela revista Fortune de 2002 em virtude da recuperação da Nissan. Em 2003 "Homem do Ano" na edição asiática, sendo citado como um dos dez empresários estrangeiro mais poderoso da Ásia e pela Financial Times em conjunto com a consultoria PricewaterhouseCoopers, como o quarto líder empresarial mais respeitado em 2003 e terceiro nas pesquisas de 2004 e 2005. Recebendo o prêmio de liderança transcultural da INSEAD - Instituto Europeu de Administração de Empresas em 2008.


Tanto empenho, alianças e resultados positivos trouxeram ao grupo Renault a disputar pela liderança do mercado global de carros, rendendo a ela a liderança global em 2017. Tirando da Volkswagen e Toyota o posto de líderes mundiais em vendas de automóveis.


Abaixo vídeo de apresentação de 4 Electric Concept Car Zero Emission de 2009.


Inspire-se - Skyenergy Vislumbrando um Futuro Eletrizante

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

RENNDIENST

bottom of page