• Redação Skyenergy

TOMO

Atualizado: 12 de jul. de 2020

Conceito IED de Veículo Elétrico para Honda.



O conceito escolhido pela Honda para ser apresentado no Geneva Internacional Motor Show - Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 2019, que iniciou dia 07 de março e termina hoje dia 17, foi o protótipo Tomo, que em japonês significa amigo. Projetado por 13 alunos do mestrado de 2 anos em Design de Transporte da IED - Istituto Europeo di Design*, conceituado universidade de design inaugurada em 1966 em Turim na Itália.



A Honda com as palavras chaves amizade, diversão e respeito ao meio ambiente, desafiou e orientou os alunos à criarem um veículo divertido para os jovens condutores dos próximos 6 anos. Com meses de planejamento e extensa pesquisa surgiu Tomo, um veículo imaginado para ser um fiel companheiro de seu usuário, capaz de se adaptar aos desejos e necessidades de seu "amigo". Um veículo que contém tudo que o seu usuário precisa em seu dia a dia dentro e fora da cidade.


“Um conceito elétrico a meio caminho entre um dispositivo inteligente e uma ferramenta de mobilidade que combina as necessidades de lazer em tempo livre fora da cidade com as demandas de trabalhar em um ambiente urbano”.

Visualmente um jovem coupé esportivo, suas formas encondem uma mini picape. Medindo 3,997 m de comprimento, 1,893 de largura e 1,556 de altura, com 2,690 de entre eixos, o protótipo com caçamba, resulta de uma pesquisa orientada para o produto em sua funcionalidade e aparência jovem. Destinada a atrair o interesse das próximas gerações que cada vez mais têm uma ocupação não tradicional, que querem usufruir de veículo de uma forma mais divertida e útil. Para quem o meio ambiente, a ecologia e a sustentabilidade são valores fundamentais para se construir um futuro melhor.


Com participações técnicas das seguintes empresas, AM Costruzione Modelli, Clinica Car Italia, Freeland Car Srl, OZ Racing e Pirelli, o protótipo foi construído pela EDAG Italia.


Alunos de mestrado de Design de Transportes Ricardo Alejandro Campos Ortega (México) idealizador do design exterior, Rudraksh Banerjie (Índia) idealizador do design interior, Tanmay Madhukar Chavan (Índia), Michele Corneliani (Itália), Shobhanjit Das (Índia), Alexander Marcel Fröse (Alemanha), Xiaole Ge (China), Ramón Emmanuel Hernández Cortés (México), Tianchen Huang (China), Sameer Aminullah Khan (Índia), Saketh Nalla (Índia), Jay Shrikant Nibandhe (Índia) e Yu-Jie Wang (Taiwan).


O mestre em design de transporte do IED Torino é coordenado por Alessandro Cipolli com a colaboração de Davide Tealdi, palestrante do IED, e sob a supervisão de Luca Borgogno, diretor de Design Automobili Pininfarina, coordenador de transporte do IED.



*IED - Instituto Europeo di Design é uma rede internacional de formação em design, moda, comunicação visual e gestão de disciplinas criativas.

Inspire-se - Skyenergy Vislumbrando um Futuro Eletrizante

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo