• Redação Skyenergy

SION

Atualizado: 22 de mai. de 2021

The Solar Car l O Carro Solar.



Sion é o primeiro carro elétrico movido a energia solar. A idealização do conceito surgiu em 2012 nas mãos da startup alemã Sono Motors que ao longo dos anos criaram várias campanhas de crowfunding - captação de financiamento coletivo online, para criação e implementação do modelo. Um veículo exclusivamente elétrico capaz de recarregar suas baterias via cabo Type2/CCS diretamente na rede elétrica como também através de suas células fotovoltaicos* batizado de viSono. Originando assim uma nova nomenclatura de veículos elétricos, os SEV - Solar Electric Vehicle - veículo elétrico solar.


Em 2017 a Sono Motors teve aporte de várias empresas de médio porte como a Juwi Holding AG e o grupo Böllinger. Em 2018 uma parceria importante com a alemã ElringKlinger no desenvolvimento e fabricação de sistema de bateria para o veículo solar e com a ASG - Automotive Solutions Germany GmbH no fornecimento de faróis LED.



Sua bateria de lítio tem capacidade de 35 kWh, refrigerado a água, tem alcance de 250 km ou 255 km nos padrões WLTP, seu motor elétrico de 120 kW de 400 volts, gera 163 cv, tração traseira, com velocidade máxima de 140 km/h.


Teto, para-lamas, capô e portas são revestimento por módulos fotovoltaicos de silício mono-cristalino capazes de captar luz difusa em ângulos de incidência de até 70º, totalizando 248 células que geram 1272 watts com eficiência anunciada de 21% protegidos por uma camada de policarbonato. Batizado pela empresa de viSono, gerou 34 Km de autonomia adicional por dia em teste realizados na Alemanha, isto é, energia gerada gratuitamente!


Além da recarga via rede elétrica e células fotovoltáicas, o Sion criou o biSono, uma forma de compartilhamento de carga entre veículos, utilizando um cabo com conector SchuKo*. Além de poder alimentar dispositivos eletrônicos comum de até 3,7 kW, é possível alimentar também dispositivos pesados de até 11 kW. Tornando o Sion uma pequena usina de energia móvel.


Seu interior o Sion possui uma cabine simples mais completa, com ar-condicionado, air-bag motorista e passageiro, painel de instrumento com indicação de energia extra gerada pelo sistema viSono que adiciona ao indicador 24 horas depois a carga extra gerada pelas células de fotovoltaicas, uma central multimídia de 10" e um “canteiro” de musgo para a filtragem do ar batizado de breSono, que utiliza gravitação eletrostática para filtrar até 20% das partículas do ar.



A Sono Motors ainda criou o manual de oficina do Sion, com dados para reposição de peças através da impressão 3D ou usinagem em CNC que será disponibilizado na entrega dos primeiros modelos, com direito a vídeos explicativos e tutorial de instruções no site da empresa.    


Os proprietários do Sion ainda terão as opções de App - Application - aplicativo móvel, batizado de goSono com planos de compartilhamento de energia, aluguel de carro ou compartilhamento de carro.


*SchuKo, abreviação do alemão Schutzontakt é uma tomada CEE 7/3" utilizada em circuitos 230 volts, 50 Hz de 16 amperes.

Inspire-se - Skyenergy Vislumbrando um Futuro Eletrizante

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MCTI