• Redação Skyenergy

EDG

Atualizado: 22 de mai. de 2021

Niobium e-Bike



Lucas di Grassi apresenta a EDG Advanced Mechatronics, empresa fundada pelo piloto brasileiro com tecnologia inovadora, eficiente e 100% nacional! Focada em soluções para mobilidade limpa com emissão zero de poluentes, seu produto se encontra em harmonia com o usuário e o meio ambiente. Com o objetivo de transformar a forma como que as pessoas se movem, a EDG cria a bicicleta elétrica Niobium e-Bike, um meio de transporte mais acessível e mais barato que o transporte público.


“O carro elétrico ainda é uma realidade distante no Brasil, em grande parte devido à falta de infraestrutura para recarregar desses veículos. Portanto, o primeiro meio possível de transporte movido a eletricidade, com capacidade de filiação em massa, na visão geral de transformar a mobilidade urbana brasileira, tem que ser a bicicleta, que tem o menor custo por km e é 167 vezes mais eficiente que um carro leve”, diz Lucas di Grassi.

O projeto surgiu da aliança de 15 anos de experiência do piloto de Fórmula E, com o desenvolvimento de veículos elétricos, com engenheiros aeroespaciais brasileiros e com a necessidade de revolucionar a mobilidade urbana brasileira. Com seus conhecimentos técnico e expertise no desenvolvimento de veículos elétricos, o levaram a fundar a EDG em parceria com a brasileira Electric Dreams sediada no parque tecnológico de São José dos Campos - SP.


A Niobium e-Bike surge com a única bicicleta elétrica do mundo com autonomia de 100 km com uma carga e a durabilidade, resistência e eficiência do quadro feito de aço Nb - Niobium - Nióbio*; material este adquirido da parceria com a CBMM - Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração de Araxá, Minas Gerais. Um aço amplamente utilizado na indústria de alta tecnologia, na propulsão de foguetes, indústria médica e aerospacial.



“Desenvolvemos o produto com base nas expectativas e necessidades do usuário moderno. Conectividade, confiabilidade, resistência, autonomia, baixo custo por km e eficiência”, explica di Grassi.

Equipado com um motor elétrico de 700 W, torque máximo de 47 Nm, velocidade máxima de 50 km/h, utiliza 21700 células de bateria de lithium Ion - Ions Lítio alojada em seu quadro de liga de aço-nióbio com estrutura de suspensão feita por computador; totalizando 15 kg. A e-Bike possui uma entrada de USB-C para recarga de 25 km de autonomia em 1 hora ou a tecnologia de recarga de 100 km em 6 min. Possui conectividade via Bluetooth para iOS e Android, sistema de recuperação de energia cinética KERS - Kinetic Energy Recovery System, freios ABS, 3 modos de potência, GPS e computador de bordo. Mede 1,78 m de comprimento, 0,62 m de largura, 0,97 m de altura e 1,07 m de distância entre eixos.


“A bicicleta elétrica é o primeiro passo. Nosso planejamento a longo prazo é usar esse know-how para transformar a indústria da mobilidade em todo o mundo ”, conclui Lucas.

*Nb - Niobium - Nióbio é um elemento químico metálico de transição, normalmente usado na indústria siderúrgica para a produção de liga de aço altamente resistente a corrosão, temperaturas extremas e de ser supercondutor. Quando misturada ao aço, este ganha maior resistência e leveza.



Inspire-se - Skyenergy Vislumbrando um Futuro Eletrizante

154 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

OPPO

MACH-E

ID.3