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MICROLINO

Atualizado: 12 de jul. de 2020

Uma História Inspiradora.


Justamente ontem eu estava assistindo a um documentário na televisão falando sobre a trajetória de Wim Ouboter e sua esposa em relação a criação dos patinetes. Me deparo com a matéria do Peugeot Micro e-Kick que postei anteriormente. Coincidência ou não, a escolha de falar do e-Kick nos trouxe a Micro a empresa criada pelo mesmo visionário e pioneiro inventor Wim Ouboter. Na busca em transformar um produto em estilo de vida, criou o patinete que foi distribuído para mais de 80 países. Suas idéias revolucionárias de conceito de mobilidade urbana e de pensamento de transporte urbano o levaram também a criar o Microlino.



Ele juntamente com os seus dois filhos, teve a ideia de criar um veículo ecológico de pequeno porte para a mobilidade urbana. Em média, um carro é ocupado apenas por 1,2 pessoas e percorre 35 quilômetros por dia. Isso significa que os carros normais são grandes demais para a maior parte do seu uso diário. O veículo ideal para uso urbano deve, portanto, ser uma mistura entre uma moto e um carro.


Na Europa, esses tipos de veículos, também chamados de carro-bolha, eram muito populares nos anos 50, porque as pessoas queriam mais conforto do que em uma motocicleta, mas não podiam comprar um carro de verdade. Com o aumento dos padrões de vida, a demanda diminuiu e a maioria dos fabricantes parou a produção de seus carros-bolha em 1962.



Primeiros esboços de design, impulsionados pela visão de criar o veículo urbano ideal, os primeiros rascunhos de design foram feitos em 2015. O objetivo era criar um veículo inspirado nos carros-bolha dos anos 50, mas com design e tecnologias modernas. Além disso, tinha que ter um conceito ecologicamente correto em sua produção e uso.



Da ideia à realidade; a Micro em colaboração com a universidade Zhaw e Designwerk, realizaram vários estudos para encontrar o equilíbrio ideal entre as vantagens de uma moto e um carro. Com o resultado satisfatório, o projeto precisava partir para o próximo passo que era a construção de um protótipo.


A escolha foi na China para a construção do seu primeiro protótipo, algo que foi feito entre agosto de 2015 e janeiro de 2016. O carro foi então apresentado ao público pela primeira vez no Salão de Genebra. Isso gerou mais de 200 milhões de contatos de mídia e em uma semana receberam mais de 500 reservas. No total, mais de 6.300 reservas foram feitas desde fevereiro de 2016.



Em parceria com a empresa italiana Tazzari em 2016, foi iniciada a fabricação das pré-série do Microlino, o que significa que usaria quase todas as peças que um veículo de série. Foi um longo caminho desde o protótipo até a pré-série do Microlino. Eles não queriam apenas adaptar o veículo a todos os regulamentos, mas também garantir que alcançassem o preço-alvo. Como estavam muito felizes e confiantes no resultado, planejam iniciar a produção segundo semestre de 2018.


Feito na Itália. Em abril de 2016, foi iniciado a Join-Venture com a montadora italiana Tazzari. Eles, com mais de dez anos de experiência no desenvolvimento e produção de carros elétricos leves - L7e; e já terem vendido milhares de seus Tazzari ZERO em todo o mundo, eles ficaram incumbidos de se concentrarem em todos os aspectos técnicos do carro e da produção, enquanto a Micro ficaria responsáveis pelo design, marketing e distribuição.


Com o foco inicial na fabricação e distribuição no mercado Europeu, os planos mudaram um pouco de figura, passando a Micro a conceder licenças de fabricação de seu modelo Microlino, permitindo assim a organização e distribuição nos respectivos países de fabricação. Sistema este de licença já pensando e se preocupando com a criação de empregos locais, nas altas taxas de importação; um questão séria no Brasil, e na redução das emissões de gás carbono CO2 na locomoção de curtos trechos urbanos.



Fica aqui o convite, quem se habilita a investir e trazer esse projeto ao Brasil?


Inspire-se - Skyenergy Vislumbrando um Futuro Eletrizante

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