top of page

YASA

Engenharia Revolucionária.


Nas matérias anteriores sobre a Koenigsegg encontramos a citação da empresa Yasa. A seguir uma matéria sobre essa empresa que na verdade é uma fabrica britânica de motores e controladores elétricos dedicados ao uso em aplicações automotivas e industriais.


A YASA foi fundada com base no princípio de que motores elétricos pequenos e leves desempenhariam um papel crescente no cumprimento tanto das metas rigorosas de emissões de poluentes estabelecidas globalmente em uma ampla gama de indústrias quanto da exigência de maior eficiência por meio da eletrificação.

Em 2008, Dr. Malcolm McCulloch e Dr. Tim Woolmer, então estudante de doutorado na Universidade de Oxford, desenvolveram os motores elétrico para o Morgan LIFEcar (Lightweight Fuel Efficient Car) um protótipo de carro movido a célula de hidrogênio desenvolvido pela QinetiQ (QI reflite energia, NET de networke IQ recursos intelectuais) mas que foi alterado para fins comerciais, para quatro motores elétricos, um em cada roda.


Em 2009 é fundada a empresa pelo diretor de tecnologia Dr. Tim Woolmer, que também é detentor de várias patentes relacionadas à tecnologia de motores elétricos. Embora a adoção comercial inicial tenha sido focado em carros de alta performance, os mercados para motores e geradores elétricos da YASA foi ampliando e agora incluem também os setores off-road, marítimo, industrial e até mesmo aeroespacial.


Em 2015, a YASA Motors lança a série P400 de motores em produção em série para fabricação em alta escala.


Hoje, os revolucionários motores e controladores elétricos compactos, leves e potentes da YASA permitem a hibridização e a eletrificação de veículos e especialmente quando há espaço limitado em sua motorização. O comprimento axial muito curto e a alta densidade de potência dos motores YASA tornam-os uma solução particularmente eficaz para veículos híbridos do tipo P2 e módulos de extensão de alcance, bem como para tração.


A YASA oferece uma gama de motores prontos para uso e personalização para uso em diversas aplicações, como sistemas elétricos BEV - Battery Electric Vehicle (100% elétricos) e sistemas de transmissão de veículos híbridos, geração de energia e reposição hidráulica.


Os motores elétricos padrão da YASA têm sido usados ​​em vários carros de alta performance como o Jaguar C-X75, o já conhecido Koenigsegg Regera e um protótipo Lola Le Mans convertido pela Drayson Racing que possui o recorde mundial de velocidade de 2013.

A série YASA P400 de motores elétricos produz até 160 kW (210 hp) de potência de pico a 700 V e 370 Nm (270 ft lb) de torque de pico a 450 Amps. Com esta potência de pico, a série P400 disponível no mercado atinge uma densidade de potência de 6,67 kW/kg (4,06 hp/lb), com classificação contínua de até 100 kW (130 hp). O estator dos motores da série P400 é resfriado a óleo e pode opcionalmente incluir um resfriador de ar auxiliar.


A série YASA 750R é uma série de motores elétricos maiores e mais potentes, produzem até 200 kW (270 hp) de potência de pico em 700 V e 790 N⋅m (580 ft⋅lb) de torque máximo. A potência operacional contínua para o 750R é indicada em até 70 kW (94 hp).

Já o e-motors personalizados, são motores eletrônicos totalmente integrados ao sistema de transmissão de seus clientes automotivos. Os e-motors apresentam densidades de potência de até 15 kW/kg em aplicações veiculares que incluem o motor híbrido P2, motor de tração P4 para eixo eletrônico e REx (extensão de faixa).


Inspire-se - Skyenergy Vislumbrando um Futuro Eletrizante

75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

RENNDIENST

bottom of page