top of page

LAURENS VAN DEN ACKER

Atualizado: 14 de abr. de 2020

Em Grande Estilo.



Laurens van den Acker, designer automotivo, nascido em 5 de setembro de 1965 no município de Deurne, província de North Brabant na Holanda. Se formou em engenharia na faculdade de engenharia de design industrial da Universidade de Tecnologia de Delf na Holanda.



Iniciou sua carreira em 1990 como designer na Design System srl em Turim, Itália onde trabalhou como design de interior no Bugatti EB110. Em 1993 como design de exterior na Audi Design Center em Ingolstadt, Alemanha. Em 1996 na SHR Brading como Designer Senior em Newbury Park, Califórnia, EUA. Em 1998 juntou-se a Ford Motor Company e se tornou chefe de design em Irvine, Califórnia, EUA, em 2003 chefe de design em Deaborn, Michigan, EUA; até se tornar em 2005 chefe de design estratégico da Ford. Em 2006 substituiu Moray Callum (irmão de Ian Callum, atual diretor de design da Jaguar) como chefe global de design da Mazda (marca japonesa pertencente ao grupo Ford).



Foi responsável pelos carros conceitos Mazda Nagare, apresentado no Los Angeles Auto Show - Salão de Los Angeles de 2006, Mazda Ryuga no North American International Auto Show - Salão de Detroit de 2007 e Mazda Hakaze no Geneva International Motor Show - Salão de Genebra de 2007. Tudo isso sem contar uma passagem rápida na Volvo.



Depois de uma vasta experiência na Alemanha, Estados Unidos e Japão, Laurens van den Acker retorna a Europa como vice presidente sênior de design do grupo Renault da França. Assumindo a responsabilidade de reformular e criar uma gama de veículos que fossem atrativos, poderosos e coerentes para fortalecer a marca Renault que se tornava cada vez mais internacionalizada.


Esforços esses que o premiaram em 2016 com o sedã premium Renault Talisman eleito "o carro mais bonito do ano" pelo público em geral na FAI - Festival Automobile International, com o Renault Trezor Concept que recebeu três prêmios europeus; e o próprio Laurens van den Acker que recebeu os prêmios FAI, GQ France e Auto Car como "Designer do ano de 2016".


Com a sua liderança no departamento de design do grupo Renault, Laurens van den Acker gerencia uma equipe de 545 pessoas de 29 nacionalidades diferentes com seis centros de desenvolvimento e produção em todo o mundo, utilizando das mais modernas técnicas de design e visualização digital. Responsabilidade que não só compreendeu os modelos da Renault mais também da Dacia, RSM - Renault Samsung Motors e Alpine.

Abaixo vídeo de apresentação do Renault Initiale Paris Concept Car de 2013.


Inspire-se - Skyenergy Vislumbrando um Futuro Eletrizante

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

RENNDIENST

bottom of page