• Redação Skyenergy

GEELY

Atualizado: 22 de mai. de 2021

Zhejiang Geely Holding.

A Zhejiang Geely Holding Co., Ltd mais conhecido como Geely é uma fabricantes de automóveis multinacional chinesa com sede em Hangzhou, Zhejiang controladora das seguintes marcas de automóveis, Proton, Lotus Cars, Lynk & Co, Volvo Cars, Geely Auto e agora da Mercedes-Benz! Além dos seguintes veículos comercias da marca London EV Company e Yuan Cheng Auto. Abaixo um breve relato de seus 31 anos de existência.


Na verdade a Geely completa 32 anos de existência dia 6 de novembro. Fundada em 1986 por Li Shufu, iniciou suas atividades como fabricante de refrigeradores que se transformou em uma empresa de sucesso de vendas pela China.


Após a compra de uma empresa estatal falida, a Geely começou a fabricar motos em meados dos anos 90, furgões no começo de 1998 e só um ano depois recebeu aprovação do governo para fabricar automóveis. Começando a produzir carros somente em 2002.


Em 2006 se associa a The London Taxi Company e a sua controladora Manganes Bronze Holdings, criando uma joint-venture de fabricação de táxis na China. Na qual, em 2009 compra ações da Manganese Bronze Holding e em 2013 concluiu a aquisição da companhia de táxi britânica The London Taxi Company que futuramente se tornaria mais conhecida como LEVC - London Electric Vehicle Company.


Em meados de 2008, a Geely apresentou a Ford (então proprietária da empresa sueca), interesse na compra da Volvo Cars. Sendo a favorita em sua aquisição em outubro de 2009, só concluiu sua venda em agosto de 2010.


Em maio de 2017, iniciou seus planos de comprar 51% do controle da Lotus Cars e 49,9% da Proton Holding da DRB-HICOM - Diversified Resources Berhad-Heavy Industries Corporation of Malaysia Berhad, maior grupo empresarial da Malásia. Planos da Geely de aumentar sua chances de crescimento nos mercados de condução à direita e de entrar na lucrativa região do ASEAN - Associação de Nações do Sudeste Asiático.


Em julho de 2017, a empresa compra a Terrafugia, uma fabricante norte americana de carros que voam, concluindo sua aquisição em novembro de 2017.


Em dezembro de 2017, a Geely investiu 3,25 bilhões de euros na empresa sueca de caminhões e construção Volvo Group e se tornou a maior acionista com 8,2% de participação e 15,6% de direito à voto.


E para finalizar, em fevereiro de 2018, a Geely Auto compra 9,7% da participação da Daimler AG, controladora de nada mais nada menos da Mercedes-Benz. Se tornando assim a maior acionista individual, superando os 6,8% do fundo público do Kuwait e os 3,1% da Renault-Nissan.


Inspire-se - Skyenergy Vislumbrando um Futuro Eletrizante

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MACH-E

ID.3