• Redação Skyenergy

EZ-PRO

Atualizado: 12 de jul. de 2020

Veículos Robôs.



A Renault, maior fabricante de veículos elétricos da Europa, comemorou neste ano seus 120 anos no Mondial de I´Automobile, também chamado de Paris Motor Show, em grande estilo. Apresentou seu trio de carros conceitos, EZ-PRO, EZ-GO e EZ-ULTIMA que estão sendo chamados pela fábrica de veículos robôs. Veículos estes que são autônomos, elétricos, conectados e também compartilhados.


Neste artigo iniciaremos pelo EZ-PRO que possui duas versões, com ou sem motorista. São veículos robôs altamente modulares para transporte flexível, uma plataforma projetada para empresas de entrega, operadores logísticos, varejistas ou consumidores. Os "destinatários" poderão escolher um horário de entrega conveniente e um local de sua escolha. O usuário final também poderá escolher entre receber seus pacotes pelo "portador" ou acessar as gavetas de auto-atendimento do EZ-PRO sem motorista. Estas gavetas podem ser abertas pelo destinatário através de um App em seu smartphone. A solução de envio para o destinatário também contará com opções de rastreamento em tempo real com serviços de alerta para uma experiência de entrega ainda mais precisa.



O EZ-PRO é uma solução compartilhada com veículos que podem partir da mesma garagem, individualmente ou em comboio, podendo carregar diversos tipos de mercadorias e produtos; podendo ser gerenciados pelo mesmo operador logístico para entregas para um mesmo comprador, ou divididos por tema, clientes e locais.


O "portador" também pode se concentrar em suas tarefas de maior valor agregado, deixando programado os itinerários dos veículos sem motorista, liberando o para supervisionar suas entregas de bens e serviços considerados premium. Com o lema Easy Life da Renault, o EZ-PRO com cabine, oferece uma solução segura e ergonômica. É possível usar o controle em forma de joystick e se beneficiar dos recursos de direção autônoma nas quatro rodas.



Com o pensamento já focado na evolução do comércio eletrônico, as empresas tradicionais de entrega estão mudando e procurando melhorar suas entregas de forma a serem mais eficientes e imediatas como a internet. O modelo EZ-Pro se prepara para acompanhar essas mudanças. De acordo com pesquisas feitas pela Renault, 30% do tráfego de grandes centros urbanos são correspondentes a veículos de entrega. O EZ-Pro é a sua ideia de um futuro combinado entre os veículos leves robotizados e com a rotina dos grandes centros.



O estilo EZ-PRO foi projetado para minimizar seu impacto visual e melhorar a integração dos veículos na paisagem urbana. O acabamento acetinado da carroceria, as carenagens das rodas e a aparência brilhante dos painéis de abertura e das propriedades refletivas ajudam a tornar as cápsulas discretas na paisagem urbana. Estes contribuirão para menos veículos na estrada durante a horário de pico, e menos engarrafamentos causados ​​por maus hábitos de condução ou de veículos mal estacionados. Os tráfego serão aprimorados, ainda mais conectados às infraestruturas da cidade, como semáforos e centro de controle de tráfego, maximizando sua produtividade e minimizando seus custos.


O EZ-PRO da Renault também pode funcionar como food-truck, carro de mudança, carro de entrega e muitas outras soluções que podemos imaginar. A Renault está decidida a passar de fabricante de carros a um provedor de soluções de transporte e mobilidade.


Inspire-se - Skyenergy Vislumbrando um Futuro Eletrizante

64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo