• Redação Skyenergy

E-Type

Atualizado: 22 de mai. de 2021

O Carro Elétrico mais Bonito do Mundo.



Não é só de futuro que falamos mais também de bons exemplares como esse clássicos Jaguar E-Type 1961. Um clássico elétrico! Uma maravilha da engenharia moderna chamada de Jaguar E-Type Concept Zero revelado pela divisão Jaguar Land Rover Classic Works (JLR Classic) e que teve notoriedade ao surgir no casamento real do príncipe Harry e Rachel Meghan Markle (duquesa de Sussex).



O modelo original usava um seis cilindros em linha de 3,8 litros. Em 1968 os motores aumentaram para um de 4,2 litros, os famosos motores XK, que entregava 268 cv e era capaz de levar o Jaguar de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos, com velocidade máxima de 240 km/h. O Concept Zero por sua vez, usa um motor elétrico com potência equivalente a 295 cv, e com isto é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos, enquanto a velocidade máxima permanece limitada a 240 km/h.



O motor elétrico do Concept Zero desenvolve 220 kW. Com baterias de íons de lítio de 40 kWh que pode ser recarregado em seis a sete horas, todo o conjunto tem as dimensões e peso semelhante ao motor XK de seis cilindros. Portanto, a bateria e motor elétrico ficam no espaço do antigo motor, e o espaço antes ocupado pela caixa de câmbio de quatro machas é colocado o moderno controlador rotativo da Jaguar que não necessita de embreagem. Mesmo com todas essas alterações, o peso total é ainda 46 kg mais baixo que o E-Type original!


“Para combinar perfeitamente o novo motor elétrico do E-type Zero com a configuração dinâmica da especificação do E-Type, limitamos a potência de saída do veículo. Acreditamos que isso proporciona a melhor experiência de direção” diz Tim Hannig diretor da divisão Jaguar Land Rover Classic Works.

O motor elétrico se conecta às rodas traseiras pelo mesmo diferencial e eixo cardã original.


A graça salvadora do Concept Zero do ponto de vista dos puristas é que sua conversão elétrica é projetada para ser reversível. Peças mecânicas tradicionais serão mantidas para que o proprietário possa devolver ao carro à sua especificações originais.


“O E-Type Zero combina a renomada experiência dinâmica do Jaguar E-Type com o melhor desempenho através da eletrificação. Esta combinação única cria uma sensação de condução de tirar o fôlego.“ diz Tim Hannig diretor da divisão Jaguar Land Rover Classic Works.

Assim como a Jaguar espalhou o motor XK para a sua gama de modelos há 60 anos atrás, Hannig espera que o mesmo ocorra com a conversão da gama E-Type. Como o motor elétrico é integrado a estrutura original do E-Type, qualquer motor XK convencional poderá ser substituído pelo novo motor. O motor de seis cilindros XK foi fabricado de 1949 até 1992 e foi equipado em quase todos os modelos da Jaguar daquele período, incluindo o E-Type, XK120, Mk2 e XJ6. O novo motor elétrico poderia ser usado em qualquer um desses clássicos.



Fora o motor, também temos a alteração das lâmpadas dos faróis e lanternas substituídas por LED, na obtenção de uma melhor eficiência energética. Tudo para uma boa economia de energia e melhor autonomia. Tirando isso, e o uso do motor elétrica com peso e dimensões semelhantes ao motor a combustão, o clássico E-Type possui a mesma transmissão, a mesma estrutura, a mesma suspensão e freios, nada muda, simplificando assim a sua conversão e a homologação. Com a mesma dirigibilidade de um E-Type original, suas distribuições de peso dianteiro e traseiro não foram alteradas. Mantendo assim seu espírito e DNA.



Com essa matéria chegamos a uma conclusão. Num mundo cada vez mais restritivos, menos emissão de poluentes, mais economia e menos clássicos nas ruas, o mundo dos carros modernos está mudando com uma velocidade desconcertante nossos antigos costumes. As leis punitivas já limitam o estilo dos proprietários de carros clássicos e vão continuar assim. É por isso que, a tentativa ousada da JLR Clássic Works de encontrar uma solução para esse problema cada vez mais emergente, nos anima para uma longa jornada de manter esses clássicos nas ruas. Deixe-nos respirar!



Inspire-se - Skyenergy Vislumbrando um Futuro Eletrizante

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

OPPO

MACH-E

ID.3