• Redação Skyenergy

E-BIKE

Atualizado: 22 de mai. de 2021

Bicicleta Elétrica da Audi.



Na primavera de maio de 2012 é apresentado o Audi e-bike Wörthersee. A Audi já estudava sobre veículos elétricos e uma de suas obras não poderia deixar de ser uma máquina esportiva de alto desempenho para esportistas. O protótipo batizada de Audi e-bike Wörthersee, foi projetado com o que tinha de mais moderno em soluções tecnológicas. O design ficou muito focado na tecnologia, sendo extremamente preciso, extremamente funcional e extremamente emocional.


“Como uma bicicleta elétrica de alto desempenho para esportistas e ciclistas de acrobacias, ela apresenta as principais competências da Audi em design, ultra, e-tron e conectividade.” diz Wolfgang Egger chefe de design da Audi.

Pensado como uma solução para a mobilidade do futuro, criando espaço nas grandes cidades do mundo, como os novos meios de transportes de veículos leves e eficientes de duas, três ou quatro rodas, os designers da Audi estudaram sobre essas tendências e transferiram toda essa linguagem de design no Audi e-bike Wörthersee.



Com a expertise da marca em design ultraleve, seu quadro, guidão e rodas pesam 11 kg em CFRP - Carbon Fiber Reinforced - Polímero Reforçado em Fibra de Carbona. Calçando rodas de 26 polegadas com amplos raios em forma de lâminas, têm uma grande área que otimizam seu fluxo de energia. Falando sobre energia, o modelo utiliza um motor elétrico de 2,3 kW de potência e 250 Nm de torque máximo, com velocidade máxima de até 80 km/h!


“Nós fomos capazes de demonstrar com a escolha dos materiais o quão próximo o design anda de mãos dadas com a expertise em construções ultraleve”, comenta Hendrik Schaefers, designer do Concept Design Studio Munich.

Logo acima do motor elétrico encontramos as baterias de lítio alojada entre a estrutura do quadro de CFRP. Com 5 kg, as baterias operam em tensão de 48 volts, possuem autonomia de até 70 km e, necessitam de 2,5 h para serem recarregados em uma tomada de 230 volts.



Com contornos angulares, suas linhas combinam perfeitamente com uma linguagem de design da Audi. Iluminado por um faixa de luz LED homogêneas, e detalhes em vermelho no guidão, freios, assentos e pedais, seu visual esportivo logo é reconhecido dos modelos da marca. Para utilizar em manobras e acrobacias radicais, o assento pode ser baixado para ficar nivelado com o quadro, ou ao acionar um botão, o assento sobe e o ciclista volta a ter o conforto de um assento.


“Ao desenvolver a Audi e-bike Wörthersee, nos inspiramos nos princípios de design da marca no automobilismo.” diz Hendrik Schaefers, designer do Concept Design Studio Munich.

Audi e-bike Wörthersee ainda possui vários modos de pedalar. "Pure" - puramente movimentado pelo uso das pernas do ciclista, "Pedelec" - pedalando com o auxílio do motor elétrico e com velocidade máxima de 80 km/h, "eGrip" - funcionando exclusivamente com o motor elétrico, velocidade máxima de 50 km/h, "Power Wheelier" - manobra de empinar a bicicleta para os ciclistas menos habilidosos, "Balanced Wheelie" - para manobras que utilizam o sistema de controle eletrônico para manter o equilíbrio do ciclista, compensando os movimentos pra frente ou para trás através do motor elétrico, podendo o ciclista influenciar na velocidade da bicicleta aumentando ou diminuindo a velocidade quando o ciclista inclina seu corpo pra frente ou para trás respectivamente. Por último temos "Training" - que mantém seu desempenho constante em todo o percurso para fins de treinamento.


Inspire-se - Skyenergy Vislumbrando um Futuro Eletrizante

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo