• Redação Skyenergy

DEZIR

Atualizado: 12 de jul. de 2020

Conduire Le Changement.



Mudança de condução. Com apresentação do Renault DeZir Concept no Mondial I´Automobile de 2010, Laurens van den Acker apresenta o seu primeiro projeto. Uma prévia da direção que seria adotado pelo design da Renault, comprometida e emocional.


"O resultado é um design caloroso e estimulante", explica Axel Breun, diretor de concept car da Renault.

Com o Z diretamente relacionado à assinatura Z.E. - Zero Emission da Renault, seus recursos de design estão associadas à mobilidade elétrica, tecnologias avançadas e baixo peso.


"Minha fonte inicial de inspiração se originou da sensação de líquido, movimento ondulatório e contrastes de luz associados a certas superfícies onduladas", diz Yann Jarsalle, design de exterior do Renault DeZir Concept.

Um coupé de dois lugares movido por um motor elétrico. Um conceito com exterior com formas suaves e esculturais inspirado em líquidos. Um interior contrastando o branco com o vermelho. E duas portas em forma de asa de gaivota que se abrem em direções opostas. Resumindo, isso é DeZir, um conceito inspirado pela harmonia e equilíbrio ao estilo Ying Yang de 4,225 m de comprimento, 1,986 m de largura e 1,163 de altura.


"O amor é um sentimento que te eleva; te dá asas", diz Stéphane Maïore, design de interior do Renault DeZir Concept.

Com uma linguagem de design inspirado em três palavras chaves "simples", "sensual" e "quente". Seu exterior transmite noções como movimento, sensualidade e emoção através de suas proporções. Da mesma forma que é um objeto aprimorado pela natureza, sua superfície foi um tema primordial nos esboços preliminares para uma maior fluidez e foi expressa por uma mistura de formas simples e volumes generosos.


"Dentro do DeZir, você sente que está flutuando em uma nuvem", acrescenta Stéphanie Petit, designer de cores e materiais.

O Renault Dezir Concept possui motor elétrico montado na posição central traseira com potência 150 cv, torque de 110 kW e 226 Nm, coeficiente aerodinâmico de apenas 0,25 cx, pneus 245/35 em rodas 21”, aceleração de 0 a 100 km/h em 5 s e velocidade máxima de 180 km/h.


Com uma bateria de lithium Ion - Ions Lítio de 24 kWh montado verticalmente atrás dos bancos com resfriamentos assegurados pelo fluxo de ar canalizado da frente e das laterais, gerando autonomia de 160 km. Lembrando que esse projeto é de 2010.


Com três formar de carregamento, primeiro se pode recarregar a bateria de forma convencional em tomada doméstica com carga total em oito horas; segunda através de uma carga rápida usando corrente trifásica de 400V, com carga de 80% em 20 minutos; e por último, tecnologia desenvolvida pela Renault batizado de Quick Drop, com troca da bateria em 3 minutos.


Para otimizar o alcance e o desempenho do Renault DeZir Concept, as equipes técnicas da Renault Design mantiveram o peso no mínimo utilizando em seu corpo Kevlar* enquanto sua estrutura de aço tubular utilizado é semelhante dos carros de corrida Megane Trophy. São apenas 830 kg de peso com uma aerodinâmica aperfeiçoada graças a carenagem total da parte inferior do carro mais difusores traseiros.


No pacote de eficiência energética a Renault Design também inclui a recuperação da energia de desaceleração no DeZir. Tecnologia esta baseada nos mesmos princípios do KERS - Sistema de Recuperação de Energia Cinética aplicado no carros da Fórmula 1.

Quando o carro desacelera, a energia cinética é recuperada e armazenada na bateria. No caso do DeZir, essa energia pode ser utilizada pelo motorista para aumentar a potência temporariamente no momento de necessidade apenas no aperto de um botão localizado no volante.



No âmbito da criação de uma assinatura de áudio para os futuros veículos elétricos, a Renault tem trabalhado com estreita colaboração com o conceituado instituto IRCAM - Instituto de Pesquisa e Coordenação Acústica/Musique, fundado por Pierre Boulez em 1969, para definir o som que melhor reflete a personalidade do Renault DeZir Concept.


*Kevlar, marca registada da DuPont para uma fibra sintética de aramida muito resistente e leve. Um polímero resistente ao calor e cinco vezes mais resistente que o aço por unidade de peso.



Inspire-se - Skyenergy Vislumbrando um Futuro Eletrizante

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo