• Redação Skyenergy

DESIGNWORK

Estúdio de Design


A Designworks é um estúdio de design de nível internacional de propriedade da BMW, com sede em Newbury Park, Califórnia, Estados Unidos. A empresa possui dois outros estúdios, em Munique na Alemanha e outro em Xangai na China. Fundada em 1972 em Malibu Canyon, Estados Unidos por Charles Pelly com o nome de DesignworksUSA, foi adquirida pela BMW em 1995 e somente em 2015 foi renomeado para Designwork é agora uma subsidiária do grupo BMW. Atualmente presidido por Holger Hampf.


Com clientes como as empresas Hyster e elevadores Otis, a empresa expandiu e se mudou para Van Nuys em 1978 e montou um novo estúdio em Detroit chamada D2. Em 1986 projetou os assentos para a BMW série 8 (E31), que foi o primeiro trabalho feito a BMW. No mesmo ano a empresa se mudou para Agoura e em 1988 para Newbury Park onde começou projetos para a Nokia e Siemens.


A BMW em 1991 adquiriu uma grande porcentagem da empresa e iniciou seu primeiro design externo para carros em 1993 e estreou no modelo BMW Série 3 de 1998 (E46). E em maio de 1995 a BMW comprou restante da empresa. Foi neste ano que o artista David Hockney pintou um ArtCar. Em 1998, a empresa abre um estúdio em Munique e, em 1999, Henrik Fisker é nomeado presidente.


Em 2001, Adrian van Hooydonk tornasse presidente e em 2002, a Designworks expandiu seu estúdio automotivo em Newbury Park.


De 2004 a 2009 a Designworks é presidido por Verena Kloos, janeiro de 2006, a empresa abre um novo estúdio em Cingapura e em 2007, inaugura sua novo departamento de estúdio em Newbury Park. Em 1º de dezembro de 2009, Laurenz Schaffer, ex-diretor do estúdio da Designworks em Munique, tornou-se presidente e em abril de 2012, a Designworks abre um novo estúdio em Xangai.


A partir de 1 de agosto de 2016 Oliver Heilmer é nomeado o novo presidente da Designworks. Ele permaneceu no cargo até 1 de setembro de 2017, quando se mudou para Munique para assumir a responsabilidade da MINI Design. O atual presidente da Designworks é Holger Hampf que é nomeado em 1 de setembro de 2017 ao cargo de presidente da Designworks.


Holger Hampf e Designworks possuem uma história longa juntos. Holger ingressou na empresa em 1998, foi responsável pelo design de produtos de 2002 a 2010 como membro da equipe de gerenciamento em Los Angeles. Posteriormente, ele assumiu uma posição de liderança em outra empresa de design de renome e se juntou novamente ao grupo BMW em 2014, onde suas responsabilidades incluíram o design da interface do usuário e o realinhamento da equipe de design com a digitalização. Durante esse período Holger conduziu inúmeros projetos nos quais colaborou com todos os três estúdios da Designworks, confiando na experiência em consultoria e design da equipe global.



O realinhamento da equipe de projeto do grupo BMW é o próximo passo lógico dentro de sua estratégia corporativa Number ONE>NEXT, que coloca um foco principal em ciclos de desenvolvimento mais curtos, aumentando a digitalização de processos de design, bem como produtos e experiências de mobilidade. Equipes de projeto pequenas e ágeis também farão parte da nova estrutura.

“A Designworks é mais do que apenas um estúdio de design: é a interface estratégica para o futuro ambiente de vida de nossos clientes”, acrescentou o vice-presidente sênior de design do grupo BMW Adrian van Hooydonk.


Com vasta experiência no mercado, a Designworks já trabalhou para Embraer, Hewlett Packard, Microsoft, Starbucks, Coca-Cola, Boeing, Pilatus, John Deere, Bavaria Yachts, Dornbracht, Acer, Head e Singapore Airlines.


Inspire-se - Skyenergy Vislumbrando um Futuro Eletrizante

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

AIWAYS

GRANSTUDIO