top of page

W.O. BENTHEY

Atualizado: 25 de abr. de 2020

Uma Vida Extraordinária.



Walter Owen Bentley nasceu em 1888 como o mais novo entre nove irmãos, embora preferisse ser chamado de W.O. Bentley, fundou a empresa que leva o nome da família. A Bentley Motors nasceu em New Street Mews, Londres em 10 de julho de 1919. Agora com 100 anos de existência, seu nome é conhecido em todo o mundo por criar carros incomparáveis, uma mistura de matéria prima, desempenho e o melhor do artesanato.


"Construir um carro veloz, um bom carro, o melhor da sua classe." palavras de Wo Bentley fundador da Bentley Motors.

De um começo modesto, a empresa foi galgando seus passos na busca incessante pelo luxo e desempenho. Com cinco vitórias em Le Mans na década de 1920 e mais uma sexta em 2003 (sobre a direção da Volkswagen AG desde 1998) a Bentley continua a desenvolver sua descendência de alta estirpe. Com a visão de W.O. viva até os dias de hoje, suas crenças, ações e ambições em Crewe, Inglaterra, sede da atual Bentley Motors, continua a fabricar e definir os carros de alto luxo britânicos.



Uma paixão a vapor. W.O. Bentley nasceu gostando de máquinas que pudessem te levar mais longe. Aos 9 anos comprou sua primeira bicicleta e a desmontou para conhecer seu funcionamento. Neste momento, sua paixão estava voltada aos trens, por isso, aos 16 anos, deixou a escola para ingressar na Great Northern Railway, um sonho de infância. Trabalhou na plataforma de uma locomotiva à vapor, completando seu aprendizado depois de 5 anos. Neste momento sua obsessão já havia mudado.

W.O. comprou uma motocicleta e juntamente com dois irmãos, se lançou com entusiasmo em corridas de estradas em 1907. Alcançando a vitória na corrida de Londres-Edimburgo mesmo tendo que consertar a motocicleta durante o seu percurso. E ouro em Londres-Plymouth e Londres-Land´s End em 1908. À medida que seu amor pelas corridas crescia, W.O. se tornava cada vez mais um habilidoso engenheiro.


Em 1912, juntamente com seus irmãos começou a importar os modelos franceses da marca DFP - Doriot, Flandrin & Parant e em uma de suas visitas ao escritório francês encontrou um papel feito de alumínio sobre a mesa. Aí se perguntou se esse material não seria melhor que o aço ou ferro fundido utilizados nos pistões. Com suas habilidades de engenharia e curiosidade, WO pesquisou sobre o material e criou uma liga de 88% de alumínio e 12% de cobre, mais leve e resistente à altas temperaturas.


W.O. aplicou seu conhecimento nos pistões da DFP que os levaram a vitória em Brooklands, e permitiram que ele estabelecesse um novo recorde de velocidade de 144,35 km/h, tornando a mais importante descoberta para o futuro da Bentley.



Em virtude da Primeira Guerra Mundial*, W.O. teve que adiar a abertura de sua empresa automotiva em prol de seu país. Como capitão utilizou seus pistões em alumínio e cobre nos motores dos aviões de combate que se tornaram mais poderosos e confiáveis que as versões anteriores, que eram propensos a sobreaquecimentos e apreensão em combate. Os primeiros motores rotativos BR.1 Bentley foram utilizados nos modelos biplanos Sopwith Camel da Sopwith Aviation Company se tornando nos mais bem sucedidos caças britânicos de guerra.


No desenvolver do BR.2, W.O. visitando os esquadrões enquanto supervisionava sua produção, foi atacado por Manfred von Richtofen, o mais conhecido piloto de caça alemão Barão Vermelho. Felizmente, para a industria automobilística sobreviveu ao ataque.



Reconhecendo suas contribuições em prol do país na Primeira Guerra mundial, W.O. Bentley foi premiado e condecorado com a MBE - Most Excellent Order of the British Empire - Excelentíssima Ordem do Império Britânico, lista de honra de 1919, e o prêmio da Royal Comission on Awards to Inventors - Prêmio da Comissão Real dos Inventores que lhe trouxe capital para realizar seu sonho de fundar a Bentley Motors em 10 de julho de 1919.

W.O. juntamente com seus irmãos e um grupo de especialistas como Frank Burgess (ex-Humber), Harry Varley (ex-Vauxhall Motors) e Clive Gallon engenheiro e projetista de motores, se juntaram para desenvolver o primeiro Bentley 3-litre de 1922.



Modelo este que chegou a competir na Indianápolis 500 - 500 Milhas de Indianápolis do mesmo ano nos EUA. Tendo quase 2 toneladas, conseguiu se classificar com média de 131,80 km/h (acima dos 128,75 km/h exigidos) em meio a sobreaquecimentos e quebras de seus rivais. Mesmo terminando a corrida em décimo terceiro, com média de 120,62 km/h, conquistou a admiração da multidão pela suas qualidades e resistência.


Além de voltar para Europa para competir com o mesmo carro na RAC - Royal Automobile Club International Tourist Trophy - Troféu Turismo (corrida automobilística mais antigo do mundo, inaugurada em 1905 em Isle of Man), chegou em quinto lugar.



Mesmo W.O. não acreditando levar seus carros a competir nas 24 Horas de Le Mans, seu Bentley 3-litre estabeleceu a melhor volta em 1923, chegando em quarto lugar. Os Bentley´s logo passaram a dominar a corrida de 24 horas e a surpreender todos com cinco vitórias em sete anos.


"Os caminhões mais rápidos do mundo." Ettore Bugatti teria dito a Walter Owen Bentley.

Os Bentley´s eram muito maiores que os Bugatti´s de 1.368 litros que dominavam as corridas da época. Com motores com o dobro do tamanho, sua potência compensava seu peso extra. Os carros de 1.800 kg venceram as 24 Horas de Le Mans de 1924 e de 1927, este último com a versão Super Sports. Seu peso, tamanho e velocidade levaram Ettore Bugatti a chamá-los de "Os caminhões mais rápidos do mundo".



Apelidados de Bentley Boys, os rapazes da Bentley voltaram a 24 Horas de Le Mans em 1928 com vitória do novíssimo Bentley 4½ Litre, e continuaram ganhando até 1930 completando quatro vitórias consecutivas, reforçando ainda mais a reputação da marca.


"Eu sempre quis produzir um carro silencioso a 160 km/h, e agora acho que consegui." diz W.O. Bentley sobre o 8-litre.

Em doze anos sobre a direção de W.O., foram construído 3.061 carros entre os modelos 3-litre, 4-litre, 4½ litre, 6½ litre e 8-litre, sendo esse último, um grande modelo para magnatas. Conseguiu emplacar 100 unidades do Bentley 8-litre em 1931, muito mais que as 3 unidades do Bugatti Royale, seu principal concorrente. Como neste período ocorria a Grande Depressão*, o Bentley 8-litre se tornaria a sua última grande obra-prima.


*GNR - Great Northern Railway foi uma empresa ferroviária britânica criada pela Great Northern Railway Act em 1846 que ficou em operação de 1850 à 1922.

*Primeira Guerra Mundial foi uma guerra centrada na Europa que se início em 28 de julho de 1914 até 11 de novembro de 1918.

*Grande Depressão, também conhecida como crise de 1929, surgiu nos EUA e é considerada o pior e o mais longo período de recessão econômica do século XX.

Inspire-se - Skyenergy Vislumbrando um Futuro Eletrizante

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

RENNDIENST

bottom of page