• Redação Skyenergy

CHRISTIAN VON KOENIGSEGG

Atualizado: 15 de jul. de 2019

Um Homem e Seu Sonho Christian von Koenigsegg.



Como muitos jovens, Christian von Koenigsegg ficou fascinado por máquinas desde pequeno. Ele chegou a sonhar em criar seu super-esportivo perfeito. Em contraste com o resto de nós, Christian realmente avançou e transformou esse sonho em realidade aos 22 anos de idade.

A história de Koenigsegg é tão fascinante e única quanto os próprios carros. Christian tinha apenas 5 anos quando viu pela primeira vez um filme na Noruega sobre um técnico de bicicleta que constrói o seu próprio carro de corrida. O filme deve ter impressionado, quando o jovem Christian cresceu sonhando em criar o carro esportivo perfeito a cerca de 17 anos depois, e contra todas as probabilidades, ele fez exatamente isso.



Christian mostrou um interesse precoce em design e aproveitou os desafios colocados pela descoberta de novas soluções técnicas. Quando menino, ele desmontou gravadores de vídeo e torradeiras, só para ver como eles funcionavam e se poderiam ser melhorados. Quando adolescente, ele era conhecido como o melhor afinador de ciclomotores da cidade e, no início dos anos 90, por volta do seu 18º aniversário, Christian começou a trabalhar mais seriamente em inovações técnicas e chegou a apresentar algumas boas ideias. Uma das inovações foi chamada de Chip Player.


Ele acreditava que um dia, os chips de memória de computador seriam capazes de armazenar dados de um CD inteiro e que provavelmente seria uma maneira mais barata de comprar e armazenar músicas. Ele realizou algumas pesquisas de patentes para um dispositivo musical que tocasse chips em vez de discos. No final, porém, ninguém parecia interessado na sua ideia e então Christian seguiu em frente sem perceber que alguns anos depois, sua ideia se tornaria algo normal.


Em 1991, ele inventou uma nova solução para unir tábuas de piso sem adesivo ou pregos. Ele chamou de Click, pois o perfil permitia que as réguas simplesmente clicassem juntas. Christian apresentou esta tecnologia ao seu sogro na Bélgica, que administrava uma fábrica de pisos. Ele rejeitou a ideia, dizendo que, se fosse viável, alguém teria pensado nisso há muito tempo.


Christian então mostrou o conceito para alguns outros fabricantes de pisos que também o rejeitaram. Em 1995, uma empresa belga e sueca patentearam exatamente a mesma solução de Christian e chamaram de Click! Essa inovação agora se transformou em uma indústria multibilionária.



Desde que Christian começou a construir carros, a maioria de suas inovações tem sido no campo automotivo. A primeira inovação que Christian criou foi o Sistema Dihedral de acionamento de porta Synchrohelix, que melhora drasticamente o entrada e saída de um carro a uma vaga paralela. Versões anteriores de sistemas de portas semelhantes exigiam com movimento em duas etapas que para a maioria das pessoas achava contra intuitivo de operar. O que Christian conseguiu criar foi uma solução que permitiu que o movimento complexo fosse feito em um único passo, em vez de dois, obtendo assim uma solução intuitiva e altamente prática. No mais recente modelo Regera, o sistema de portas também é totalmente automatizado com função soft close, o que o torna verdadeiramente espetacular.


Com determinação e visão extraordinárias, Christian explorou os limites da tecnologia e da inovação para criar seu superesportivo dos sonhos. Foi a manifestação de um sonho e sua conclusão bem sucedida deu a coragem de Christian continuar e compartilhar sua busca pela perfeição. Foi assim que nasce a empresa com o seu nome Koenigsegg.

Christian tem um grande interesse por motores e criou várias inovações e patentes neste campo. A primeira inovação da Koenigsegg foi o conversor catalítico de foguetes patenteado. Em comparação com a tecnologia existente, o conversor Rocket Catalytic tinha as seguintes vantagens, menores, leves e mais rápido, com menos pressão de retorno, construído no efeito de abafamento, permitindo silenciadores menores e mais leves. O conversor catalítico de foguetes funcionou de acordo com um princípio dinâmico de transbordamento que Christian descobriu. Foi um facilitador chave para o CC8S que se tornou o mais poderoso carro de produção homologado no mundo, de acordo com o Guinness Book of Records.



A segunda inovação foi o sistema de resposta do supercharger que substitui a válvula de purificação em uma instalação centrífuga no supercharger. Em vez de soprar ar pressurizado em situações de aceleração, a solução de Christian era fechar a entrada, mais ou menos com o corpo do acelerador antes do compressor. Melhorando assim a resposta do motor. Com o giro do supercharger menos audível, menos risco de vazamentos este sistema foi padrão em todos os modelos CCR, CCX e CCXR.


A terceira inovação de Christian foi o tanque sob pressão, que permitiu à Koenigsegg ter o mais eficiente sistema de evaporação de circuito fechado. Este sistema foi utilizado pelo Koenigsegg já tinha no CC8S tinha a mais alta pressão dos cilindros de qualquer outro de carro de produção, portanto, também a maior quantidade de pistão que precisava ser controlada.


Inspire-se - Skyenergy Vislumbrando um Futuro Eletrizante

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

AIWAYS

GRANSTUDIO