• Redação Skyenergy

MATE RIMAC

Atualizado: 15 de jul. de 2019

Um Jovem Visionário.



A Rimac é uma potência tecnológica que fabrica superesportivos elétricos e fornece soluções completas de tecnologia para os fabricantes automotivos globais. Uma empresa automotiva que nasce na Croácia, país que nunca teve uma indústria automobilística e pouquíssimas empresas tecnológicas. Uma empresa que começa a sua história em uma garagem e se torna a Rimac Automobili em 2009. Desde então não para de ganhar vários prêmios de tecnologia.

"Somos uma empresa de alta tecnologia com a missão de reformular diferentes indústrias e de levar os superesportivos a outro nível. Essa é a nossa história." Rimac

Na verdade a base da criação da empresa começou em 2007 como uma atividade na garagem como hobby do fundador Mate Rimac. Bósnio croata de Livno (Bósnia e Herzegovina) trabalhou por conta própria na conversão de seu BMW Série 3 (E30) para incorporar um motor elétrico que posteriormente ganhou a atenção da imprensa e de investidores. Investidores esses que significaram uma grande parte do financiamento inicial acreditando em suas soluções e outra parte de vendas de suas patentes.

Fundada oficialmente em 2009 em Sveta Nedelja, perto de Zagreb (Croácia), onde instalações adequadas foram alugadas. Nos primeiros dias o e-M3 convertido de Mate Rimac serviu como a primeira mula de teste da Rimac Automobili. O fundador e CEO da empresa começou a converter este carro quando tinha apenas 19 anos.


“Eu possuía um velho BMW E30 1984 que eu usava para corridas de drift e circuitos fechados. Em uma dessas corridas, o motor a gasolina explodiu de repente. Naquele momento, decidi construir um VE Veículo Elétrico." Rimac

Depois de um ano ou mais, o carro mesmo pronto, o resultado não estava satisfatório para Mate Rimac. Era pesado, não muito potente e tinha uma autonomia muito limitada. Pra isso, Rimac reuniu uma equipe de especialistas para desenvolver seus próprios componentes, pois acreditava que a propulsão elétrica poderia dar muito mais do que se tinha disponível no mercado. Naquela época, ele já tinha uma visão muito clara do que queria.


Hoje, o trabalho duro está fazendo meu sonho se tornar realidade" Mate Rimac, CEO e fundador da empresa.

O protótipo da BMW E30 é chamado de "Monstro Verde" pelos designers da empresa. Com uma aceleração de 0 a 62 mph alcançada em 3,3 segundos, alcançou o título de veículo elétrico de aceleração mais rápida na Categoria A, Grupo VIII (veículo elétrico) e Classe 3 (acima de 1000 kg) em 2011. O “Monstro Verde” desenvolve 442 kW (601 cv; 593 hp) e 900 Nm (664 lb⋅ft) de torque, atinge 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e tem uma velocidade máxima de 174 mph (280 km/h). Cinco atualizações de desenvolvimento levaram o e-M3 "Monstro Verde" a se tornar o veículo elétrico com aceleração mais rápida oficialmente, de acordo com as rígidas regras da FIA.



“O BMW original passou por cinco etapas de reinvenção e... ficou mais rápido, mais leve e mais confiável cada etapa. Nesse ponto, uma vez percebido como pouco do carro original havia permanecido, nós decidimos construir um carro novo e mais rápido a partir do zero." Mate Rimac, CEO e fundador da empresa.

Foram a partir destas experiências que Mate Rimac criou o Rimac Concept One e agora o novíssimo Rimac C_Two. Demonstrando que mesmo num país sem o desenvolvimento de muitos outros, sem um parque industrial automobilístico e sem tradição em desenvolvimentos tecnológicos Mate Rimac, mesmo muito jovem, demonstra que barreiras podem ser superadas com muito trabalho e determinação. Que sirva de exemplo para os nossos jovens empreendedores.


Inspire-se - Skyenergy Vislumbrando um Futuro Eletrizante

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

AIWAYS

GRANSTUDIO