• Redação Skyenergy

MCTI

Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial

Nesta última terça-feira dia (12), foi publicado no Diário Oficial da União a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial elaborado pelo MCTI - Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. O novo documento deverá nortear as ações do governo federal no desenvolvimento das ações, em suas várias vertentes, que estimulem a pesquisa, inovação e desenvolvimento de soluções em IA- Inteligência Artificial, bem como, seu uso consciente, ético e em prol de um futuro melhor.


Para o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, a publicação é a realização de um sonho. “Desde a transição venho falando sobre o desenvolvimento dessas tecnologias”.


“Começamos buscando editais para que criássemos oito centros de inteligência artificial no país, dos quais já vamos entregar os primeiros quatro”, declara Marcos Pontes, astronauta e ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O ministro destacou que a publicação da estratégia é um grande passo para o Brasil, já que a IA é essencial para o desenvolvimento de muitas outras tecnologia.


Segundo Paulo Alvim, secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, o documento foi elaborado com base colhidas através de diversas visões setoriais e inclui considerações e experiências internacionais. Trabalho este iniciado em 2009 com a realização de pesquisas com acadêmicos e especialistas por meio de questionários qualitativos. Em paralelo foi realizado uma consulta pública à sociedade por meio da plataforma eletrônica do governo federal, entre dezembro de 2019 à março de 2020.


“A grande relevância e a amplitude de impactos da IA têm levado inúmeros países a desenvolver políticas, estratégias ou planos para lidar com essa temática" explica Paulo Alvim, secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI.

A Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial tem como objetivos:

- Contribuir para a elaboração de princípios éticos para o desenvolvimento e uso de IA responsáveis;

- Promover investimentos sustentados em pesquisa e desenvolvimento em IA;

remover barreiras à inovação em IA;

- Capacitar e formar profissionais para o ecossistema da IA;

- Estimular a inovação e o desenvolvimento da IA brasileira em ambiente internacional;

- Promover ambiente de cooperação entre os entes públicos e privados, a indústria e os centros de pesquisas para o desenvolvimento da Inteligência Artificial.


Alguns dos temas abordados no documento são sobre regulação e uso ético da IA; governança; força de trabalho e capacitação; entre outros.


Para os interessados no assuntos e de suas diretrizes segue abaixo a portaria:


Portaria_IA_mcti_4-617_2021
.pdf
Download PDF • 337KB

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

SION

LIGHTYEAR