top of page

120 YEARS

Atualizado: 22 de mai. de 2021

Anos de História.



Como são 120 anos de história, vamos procurar ser diretos. Vamos procurar apresentar aqui em poucas palavras sua origem, seus projetos de veículos elétricos, suas parcerias, sua composição acionária e por fim um parâmetro de sua posição no mercado mundial.


A Renault tem sua origem em 01 de outubro de 1898 e sua fundação oficial em 25 de fevereiro de 1899 pelos irmão Louis, Marcel e Fernand Renault. Fabricante de veículos francês, conhecida pelos veículos pequenos, médios, vans, ônibus e caminhões de todos os tipos, comprou a japonesa Nissan em 1999 e a Mitsubishi em 2017, formado a Renault-Nissan-Mitsubishi Alliance. O grupo Renault assim também chamado, ainda possui participações na coreana Samsung Motors, na russa AvtoVAZ (também conhecida como Lada), na sueca Volvo Truck e na romena Dacia.


Em 2006 a Renault lança um projeto de longo prazo para veículos elétricos na qual, em 2011 oferece uma linha completa de veículos como o Twizy de dois lugares, o versátil Zoe, o utilitário Kangoo ZE e o sedã Fluence ZE. Mesmo em 2015, a demanda por esses veículos continuava baixo. No entanto estava crescendo, e já possuía 1% do mercado de veículos. Em maio de 2015 a Renault já dominava o mercado de veículos elétricos na França e na Europa com 61,5% das vendas no segmento elétrico com o Renault Zoe e 44,5% das vendas de utilitário elétrico com o Kangoo ZE.


Atualmente, mesmo com 15,01% do seu capital no poder do governo francês, a empresa ainda é considerada privada. Sendo outros 15% da Nissan, 4,4% da Deutsche Bank e em abril de 2010 é realizado troca de capital de 3,1% entre a Renault-Nissan e a Daimler (Mercedes-Benz) como resultado de um acordo de cooperação.


Em dezembro de 2013, um acordo é assinado entre a Renault e a Dongfeng Motor Corporation para a criação de uma joint venture com base em Wuhan na China para a fabricação de veículos.


E em 2017 com o controle da Mitsubishi, a Renault-Nissan-Mitsubishi Alliance se tornaria um dos quatro maiores grupo automotivo do mundo, disputando a liderança com a Volkswagen AG, Toyota e General Motors Co.



Inspire-se - Skyenergy Vislumbrando um Futuro Eletrizante

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

RENNDIENST

bottom of page